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Equipe Gestora

Eli Araújo de Sousa
Diretor

     Simone Rodrigues dos Santos
                                                                        Vice-Diretora                
Josias F. da Silva
Secretário
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DADOS DA ESCOLA - 2018

   Dimensão Pedagógica:

Considerando a importância do contexto vivenciado pelos estudantes, os professores são estimulados a ousarem na sua prática educativa dando ênfase à contextualização e a interdisciplinaridade e o respeito à individualidade, procurando atender as diversidades de forma a tender os princípios da Constituição Federal 1888 – Art. 205 a 214 – A Educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho; - LDB 9394/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; - Resolução 138/99 – A educação escolar se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias, devendo vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social; (ECA Lei 8069/90, Portaria nº 4563/2015 GAB/SEDUC, Resolução 095/CEE/RO, Portaria 215/GAB-SEDUC, Lei 680, Lei da gestão Democrática nº 3018 e alterações, e demais legislações pertinentes e as contidas na dimensão administrativa.
                      Dessa forma, a escola caminha para a construção de uma gestão democrática em que todos os envolvidos no trabalho escolar devem não apenas saber como a escola funciona, mas também participar na definição de seus rumos.
              A escola, de fato, é o lugar de aprendizagem legítimo dos saberem curriculares e oficiais na sociedade. Deste modo, integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade e conhecimentos, é tentar construir uma educação que pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã.
Essa dimensão diz respeito às ações e procedimentos diretamente associados à aprendizagem dos alunos: gestão do currículo, tempo pedagógico, equipes docentes, formação continuada, recursos didáticos e desenvolvimento de projetos educativos.
Nesse sentido, é importante salientar, que a Escola Deonildo Caragnatto, regida pela gestão democrática, oferece o Ensino Fundamental (5º ao 9º) ano, no período matutino e de (6º ao 9º) ano no período vespertino, e assegura a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
 As classes são organizadas de forma homogênea e em conformidade com as diferentes realidades didático-pedagógicas, atendendo a proposta pedagógica adotada e a legislação vigente. Tendo como principal orientador do planejamento de ensino aprendizagem o Referencial Curricular que é um marco histórico da Educação do Estado de Rondônia.
 A escola Deonildo Caragnatto tem como base pedagógica onde o estudante lida com os estímulos na organização de tarefas e dados, adquire conceitos e resolve problemas. O erro é considerado como parte do processo de elaboração do conhecimento e, portanto, aquele que o comete não deve ser punido. Além disso, a educação deve levar em conta tanto o lado intelectual quanto o afetivo, moral e social. Nesse contexto o papel do aluno é participador e do professor, mediador entre o saber e o aluno.
Os conteúdos curriculares seguem o Referencial Curricular do Estado de Rondônia e os Livros didáticos PNLD/MEC. O planejamento anual dos docentes contempla esses dois documentos.
A relação professor/aluno é vista como tranquila e respeitosa, sem casos de agressão ou violência.
Reuniões Pedagógicas: são oferecidas pela escola 01(uma) reunião por bimestre, ou quando necessárias reuniões extraordinárias. A dificuldade é achar um dia/horário que reúnam a maioria dos profissionais.
 Projetos Pedagógicos: são desenvolvidos em parceria com o Ministério Público, Secretaria Municipal de Saúde, FORUM, e outros setores públicos de acordo com a necessidade de intervenção. Destacam-se: higiene bucal, bullyng, mostra de trabalhos, parada e circuito literário, sexualidade, meio ambiente, feira de matemática e ciências.
Considerando a importância do contexto vivenciado pelos alunos, os professores são orientados a ousarem na sua prática educativa dando ênfase à contextualização e a interdisciplinaridade e o respeito à individualidade, procurando atender as diversidades de forma a colaborar para que este sujeito se torne crítico e transformador da sociedade em que está inserido. Aqui se valoriza o trabalho do professor em sala de aula na perspectiva do desenvolvimento do aluno, de habilidades e competências necessárias para a aquisição de uma aprendizagem significativa e para a humanização dos indivíduos, proporcionando um ambiente adequado aos alunos, inclusive os com Necessidades Educativas Especiais.
Sendo assim, a escola tem norteado sua corrente pedagógica com base nas tendências pedagógicas do Brasil. E a tendência Progressista - crítico-social dos conteúdos é que mais se adéqua com as nossas praticas pedagógicas.
Partindo da concepção acima mencionada que o aluno assimile e  reelabore  conhecimentos através da mediação dos professores e na troca de experiências com o outro, os professores têm utilizado metodologias, em sala, que permitam efetivar essa proposta do desenvolvimento nos alunos da aprendizagem significativa e crítica dos conteúdos. Para que isso ocorra a direção tem buscado atender às necessidades dos professores e procurado adquirir os materiais didático/pedagógicos necessários para que os mesmos consigam por em prática suas ações conforme foram estruturadas em seus planejamentos.
As principais estratégias utilizadas pelos professores para o alcance do desenvolvimento das abordagens de ensino, que tem como referencial a contextualização e a interdisciplinaridade são; aula expositiva dialogada, seminários, estudo do meio, desenvolvimento de projetos, jogos, debates, simulação, trabalho em grupo, aulas experimentais e pesquisas em internet, livros, revistas e jornais dentre outras.
Como a sala de aula e a própria aula não são homogêneas devido ao fato de que cada sala constitui um cenário educacional diferente, o professor utilizará de formas diferenciadas de trabalho para alcançar os objetivos propostos no seu planejamento. O importante aqui é que não se perca de vista a relação íntima que existe entre as categorias objetivo/conteúdo/método/avaliação no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagens dos conteúdos de todas as áreas do conhecimento.
A E. E. E. F. Deonildo Caragnatto ciente que um dos importantes princípios da constituição Federal de 1.988, foi a democratização do ensino público na forma da Lei 9394/96, que permitiu que a sociedade exerça seu direito à informação e a participação direta ou indiretamente no processo educativo, cria instâncias de participação de diferentes serviços de educação oferecido pela escola que são constituídos por uma representação paritária de pais, professores, de alunos e funcionários. Dessa forma, a escola caminha para a construção de uma gestão democrática em que todos os envolvidos no trabalho escolar devem não apenas saber como a escola funciona, mas também participar na definição de seus rumos.
Reuniões Pedagógicas: são oferecidas pela escola 01(uma) reunião por bimestre, ou quando necessárias reuniões extraordinárias.

DIAGNÓSTICO DA REALIDADE 

A escola Estadual Deonildo Caragnatto, tem desenvolvido projetos e ações voltadas à melhoria do ensino oferecido, sendo necessário rever sempre os resultados educacionais internos e externos das avaliações realizadas. As ações pedagógicas têm melhorado os índices educacionais, porém há necessidade que ainda não foram totalmente atingidas. Uns dos problemas encontrados é a quantidade de alunos que ainda estão em distorção à idade e ano em que está matriculado. É preciso que haja uma sensibilidade entre a escola e os pais para que esse aluno possa ser matriculado em programas que aceleram o estudo.
Outro ponto que deve ser melhorado é o índice o IDEB para os anos finais do ensino Fundamental. A escola atingiu em 2015, 4.2 do IDEB dos anos finais. Para o ano de 2018 a escola espera atingir 6.0 no índice, e nos anos iniciais a escola deverá em 2018 elevar de 5.4 para 6.0. Para isso a escola aplicará seu projeto de intervenção e demais ações para sanar as deficiências encontradas.
Com relação ao índice de retenção dos alunos matriculados, houve uma redução entre os anos de 2016 a 2017, porém ainda está elevada. Para o ano de 2018 a escola almeja reduzir para 0,0% o índice de retenção em todos os anos do ensino fundamental. 
Quanto à infraestrutura, é necessário se realizar uma reforma geral da estrutura física do prédio e adequar e reformar a quadra poliesportiva coberta. Aumentar a quantidade de passarelas cobertas e realizar reparos nas que já existem. Construção/Adequação de banheiros coletivos com acessibilidades, pois o existente além de não ter acessibilidade, é impossibilitado de ser reformado. Construção de uma biblioteca escolar, pois a existente não atende as especificidades, construção de almoxarifado e ampliar o refeitório e construção de um laboratório adequado.
A escola atende alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), porém a sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado) é inadequada, necessitando ser ampliada ou construída novas salas separando uma delas para atendimento aos alunos especiais. Há necessidade de construir um laboratório adequado, amplo, pois o existente além de ser pequeno, tem poucos computadores e não atende a demanda.
A escola possui muitos espaços sem construção, tais espaços geram despesas, pois nascem muitas ervas daninhas e requer um cuidado maior quanto à proliferação de insetos, caramujos, etc. No entanto, há necessidade de se planejar uma ampliação e definir pisos, salas para fins pedagógicos e outros fins, construção de auditório, passarelas e jardins.
Pontos Positivos:
ü  Desenvolvimento projetos e ações voltadas à melhoria do ensino oferecido;
ü  Revisão dos resultados educacionais internos e externos das avaliações realizadas;
ü  Melhoria das ações pedagógicas;
ü  Melhoria dos índices educacionais do IDEB e do IDERO para o ensino fundamental II;
ü  Possui espaço amplo;
ü  Melhoria da climatização e iluminação;
Pontos Negativos:
ü  Banheiros inadequados para os estudantes;
ü  A estrutura física da quadra poliesportiva necessita de reparos;
ü  A cobertura do prédio necessita de reforma;
ü  Não há cobertura nas passarelas entre os pavilhões e em (01) uma das entradas da escola;
ü  A escola não possui todos os itens de acessibilidade;
ü  Sem cobertura ligando à escola a quadra poliesportiva;
ü  Espaço inutilizado contendo mato.

6.1 Matrícula na Escola   

Matrícula inicial Ano: _____2018____
ENSINO FUNDAMENTAL
ANO/ CICLO
MATUTINO
VESPERTINO
NOTURNO
INTEGRAL
TOTAL
Turmas
Alunos
Turmas
Alunos
Turmas
Alunos
Turmas
Alunos
Turmas
Alunos
ANEE
5º ano
01
29
0
0
-
-
-
-
01
29
-
6º ano
03
101
05
130
-
-
-
-
08
231
-
7º ano
03
102
03
94
-
-
-
-
06
196
-
8º ano
02
71
01
35
-
-
-
-
03
106
-
9º ano
01
31
01
31
-
-
-
-
02
62
-
TOTAL
10
334
10
325
-
-
-
-
20
624
-

6.1.1 Matricula Inicial por turma: 2018      



Turno Matutino
Turno Vespertino
ANO/TURMA
QUANT. DE ALUNOS
ANO/TURMA
QUANT. DE ALUNOS
5º Ano A
29
-
-
6º Ano A
33
-
-
6º Ano B
34
-
-
6º Ano C
34
-
-
-
-
-
-
-
-
6º Ano E
35
-
-
6º Ano F
33
-
-
6º Ano G
33
-
-
6º Ano H
29
7º Ano A
34
-
-
7º Ano B
34
-
-
7º Ano C
34
-
-
-
-
7º Ano D
33
-
-
7º Ano E
31
-
-
7º Ano F
30
8º Ano A
34
-
-
8º Ano B
37
-
-
-
-
8º Ano C
35
9º Ano A
31
-
-
-
-
9º Ano B
31
TOTAL
334
-
290
TOTAL MATUTINO E VESPERTINO
624

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                                                                                                                                                          Voltar

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