Informações Institucionais
Conheça nossos professores e Funcionários
Simone Rodrigues dos Santos
Vice-Diretora
Josias F. da Silva
Secretário
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DADOS DA ESCOLA - 2018
6.1 Matrícula na
Escola
6.1.1
Matricula Inicial por turma: 2018
Dimensão Pedagógica:
Considerando a importância do contexto
vivenciado pelos estudantes, os professores são estimulados a ousarem na sua
prática educativa dando ênfase à contextualização e a interdisciplinaridade e o
respeito à individualidade, procurando atender as diversidades de forma a
tender os princípios da Constituição Federal
1888
– Art. 205 a 214 – A Educação, direito de todos e dever do estado e da família,
será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno
desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua
qualificação para o trabalho; - LDB 9394/96 – Estabelece as Diretrizes e
Bases da Educação Nacional; - Resolução 138/99 – A educação escolar se
desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias,
devendo vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social; (ECA Lei 8069/90,
Portaria nº 4563/2015 GAB/SEDUC, Resolução 095/CEE/RO, Portaria 215/GAB-SEDUC,
Lei 680, Lei da gestão Democrática nº 3018 e alterações, e demais legislações
pertinentes e as contidas na dimensão administrativa.
Dessa
forma, a escola caminha para a construção de uma gestão democrática em que
todos os envolvidos no trabalho escolar devem não apenas saber como a escola
funciona, mas também participar na definição de seus rumos.
A escola,
de fato, é o lugar de aprendizagem legítimo dos saberem curriculares e oficiais
na sociedade. Deste modo, integrar diferentes saberes, espaços educativos,
pessoas da comunidade e conhecimentos, é tentar construir uma educação que
pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem
significativa e cidadã.
Essa dimensão diz respeito às ações e procedimentos
diretamente associados à aprendizagem dos alunos: gestão do currículo, tempo
pedagógico, equipes docentes, formação continuada, recursos didáticos e
desenvolvimento de projetos educativos.
Nesse sentido, é importante salientar, que a Escola Deonildo
Caragnatto, regida pela gestão democrática, oferece o Ensino Fundamental (5º ao
9º) ano, no período matutino e de (6º ao 9º) ano no período vespertino, e
assegura a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
As classes são
organizadas de forma homogênea e em conformidade com as diferentes realidades
didático-pedagógicas, atendendo a proposta pedagógica adotada e a legislação
vigente. Tendo como principal orientador do planejamento de ensino aprendizagem
o Referencial Curricular que é um marco histórico da Educação do Estado de
Rondônia.
A escola Deonildo
Caragnatto tem como base pedagógica onde o estudante lida com os estímulos na
organização de tarefas e dados, adquire conceitos e resolve problemas. O erro é
considerado como parte do processo de elaboração do conhecimento e, portanto,
aquele que o comete não deve ser punido. Além disso, a educação deve levar em
conta tanto o lado intelectual quanto o afetivo, moral e social. Nesse contexto
o papel do aluno é participador e do professor, mediador entre o saber e o
aluno.
Os
conteúdos curriculares seguem o Referencial Curricular do Estado de Rondônia e
os Livros didáticos PNLD/MEC. O planejamento anual dos docentes contempla esses
dois documentos.
A relação
professor/aluno é vista como tranquila e respeitosa, sem casos de agressão ou
violência.
Reuniões
Pedagógicas: são oferecidas pela escola 01(uma) reunião por bimestre, ou quando
necessárias reuniões extraordinárias. A dificuldade é achar um dia/horário que
reúnam a maioria dos profissionais.
Projetos Pedagógicos:
são desenvolvidos em parceria com o Ministério Público, Secretaria Municipal de
Saúde, FORUM, e outros setores públicos de acordo com a necessidade de
intervenção. Destacam-se: higiene bucal, bullyng, mostra de trabalhos, parada e
circuito literário, sexualidade, meio ambiente, feira de matemática e ciências.
Considerando
a importância do contexto vivenciado pelos alunos, os professores são
orientados a ousarem na sua prática educativa dando ênfase à contextualização e
a interdisciplinaridade e o respeito à individualidade, procurando atender as
diversidades de forma a colaborar para que este sujeito se torne crítico e
transformador da sociedade em que está inserido. Aqui se valoriza o trabalho do
professor em sala de aula na perspectiva do desenvolvimento do aluno, de
habilidades e competências necessárias para a aquisição de uma aprendizagem
significativa e para a humanização dos indivíduos, proporcionando um ambiente
adequado aos alunos, inclusive os com Necessidades Educativas Especiais.
Sendo
assim, a escola tem norteado sua corrente pedagógica com base nas tendências
pedagógicas do Brasil. E a tendência Progressista
- crítico-social
dos conteúdos é que mais se adéqua com as
nossas praticas
pedagógicas.
Partindo da concepção acima
mencionada que o aluno
assimile e reelabore conhecimentos através da mediação dos professores e na troca de
experiências com o outro, os professores têm utilizado metodologias, em sala,
que permitam efetivar essa proposta do desenvolvimento nos alunos da
aprendizagem significativa
e crítica dos conteúdos. Para que isso ocorra a direção
tem buscado atender às
necessidades dos professores e procurado adquirir os materiais
didático/pedagógicos necessários para que os mesmos consigam por em prática
suas ações conforme foram estruturadas em seus planejamentos.
As principais estratégias
utilizadas pelos professores para o alcance do desenvolvimento das abordagens
de ensino, que tem como referencial a contextualização e a
interdisciplinaridade são; aula expositiva dialogada, seminários, estudo do
meio, desenvolvimento de projetos, jogos, debates, simulação, trabalho em
grupo, aulas experimentais e pesquisas em internet, livros, revistas e jornais
dentre outras.
Como a sala
de aula e a própria aula não são homogêneas devido ao fato de que cada sala
constitui um cenário educacional diferente, o professor utilizará de formas
diferenciadas de trabalho para alcançar os objetivos propostos no seu
planejamento. O importante aqui é que não se perca de vista a relação íntima
que existe entre as categorias objetivo/conteúdo/método/avaliação no desenvolvimento
do processo de ensino e aprendizagens dos conteúdos de todas as áreas do
conhecimento.
A E. E. E. F. Deonildo Caragnatto ciente que
um dos importantes princípios da constituição Federal de 1.988, foi a
democratização do ensino público na forma da Lei 9394/96, que permitiu que a
sociedade exerça seu direito à informação e a participação direta ou
indiretamente no processo educativo, cria instâncias de participação de
diferentes serviços de educação oferecido pela escola que são constituídos por uma
representação paritária de pais, professores, de alunos e funcionários. Dessa
forma, a escola caminha para a construção de uma gestão democrática em que
todos os envolvidos no trabalho escolar devem não apenas saber como a escola
funciona, mas também participar na definição de seus rumos.
Reuniões
Pedagógicas: são oferecidas pela escola 01(uma) reunião por bimestre, ou quando
necessárias reuniões extraordinárias.
DIAGNÓSTICO DA REALIDADE
A escola
Estadual Deonildo Caragnatto, tem desenvolvido projetos e ações voltadas à
melhoria do ensino oferecido, sendo necessário rever sempre os resultados
educacionais internos e externos das avaliações realizadas. As ações
pedagógicas têm melhorado os índices educacionais, porém há necessidade que
ainda não foram totalmente atingidas. Uns dos problemas encontrados é a
quantidade de alunos que ainda estão em distorção à idade e ano em que está
matriculado. É preciso que haja uma sensibilidade entre a escola e os pais para
que esse aluno possa ser matriculado em programas que aceleram o estudo.
Outro
ponto que deve ser melhorado é o índice o IDEB para os anos finais do ensino
Fundamental. A escola atingiu em 2015, 4.2 do IDEB dos anos finais. Para o ano
de 2018 a escola espera atingir 6.0 no índice, e nos anos iniciais a escola
deverá em 2018 elevar de 5.4 para 6.0. Para isso a escola aplicará seu projeto
de intervenção e demais ações para sanar as deficiências encontradas.
Com
relação ao índice de retenção dos alunos matriculados, houve uma redução entre
os anos de 2016 a 2017, porém ainda está elevada. Para o ano de 2018 a escola
almeja reduzir para 0,0% o índice de retenção em todos os anos do ensino
fundamental.
Quanto à
infraestrutura, é necessário se realizar uma reforma geral da estrutura física
do prédio e adequar e reformar a quadra poliesportiva coberta. Aumentar a
quantidade de passarelas cobertas e realizar reparos nas que já existem.
Construção/Adequação de banheiros coletivos com acessibilidades, pois o
existente além de não ter acessibilidade, é impossibilitado de ser reformado.
Construção de uma biblioteca escolar, pois a existente não atende as
especificidades, construção de almoxarifado e ampliar o refeitório e construção
de um laboratório adequado.
A escola
atende alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), porém a sala do AEE
(Atendimento Educacional Especializado) é inadequada, necessitando ser ampliada
ou construída novas salas separando uma delas para atendimento aos alunos
especiais. Há necessidade de construir um laboratório adequado, amplo, pois o
existente além de ser pequeno, tem poucos computadores e não atende a demanda.
A escola possui muitos espaços sem construção, tais espaços geram
despesas, pois nascem muitas ervas daninhas e requer um cuidado maior quanto à
proliferação de insetos, caramujos, etc. No entanto, há necessidade de se
planejar uma ampliação e definir pisos, salas para fins pedagógicos e outros
fins, construção de auditório, passarelas e jardins.
Pontos
Positivos:
ü
Desenvolvimento projetos e
ações voltadas à melhoria do ensino oferecido;
ü
Revisão dos resultados
educacionais internos e externos das avaliações realizadas;
ü
Melhoria das ações
pedagógicas;
ü
Melhoria dos índices
educacionais do IDEB e do IDERO para o ensino fundamental II;
ü
Possui espaço amplo;
ü
Melhoria da climatização e
iluminação;
Pontos
Negativos:
ü
Banheiros inadequados para
os estudantes;
ü
A estrutura física da quadra
poliesportiva necessita de reparos;
ü
A cobertura do prédio
necessita de reforma;
ü
Não há cobertura nas
passarelas entre os pavilhões e em (01) uma das entradas da escola;
ü
A escola não possui todos os
itens de acessibilidade;
ü
Sem cobertura ligando à
escola a quadra poliesportiva;
ü
Espaço inutilizado contendo
mato.
6.1 Matrícula na
Escola
Matrícula
inicial Ano: _____2018____
ENSINO FUNDAMENTAL
|
|||||||||||
ANO/ CICLO
|
MATUTINO
|
VESPERTINO
|
NOTURNO
|
INTEGRAL
|
TOTAL
|
||||||
Turmas
|
Alunos
|
Turmas
|
Alunos
|
Turmas
|
Alunos
|
Turmas
|
Alunos
|
Turmas
|
Alunos
|
ANEE
|
|
5º ano
|
01
|
29
|
0
|
0
|
-
|
-
|
-
|
-
|
01
|
29
|
-
|
6º ano
|
03
|
101
|
05
|
130
|
-
|
-
|
-
|
-
|
08
|
231
|
-
|
7º ano
|
03
|
102
|
03
|
94
|
-
|
-
|
-
|
-
|
06
|
196
|
-
|
8º ano
|
02
|
71
|
01
|
35
|
-
|
-
|
-
|
-
|
03
|
106
|
-
|
9º ano
|
01
|
31
|
01
|
31
|
-
|
-
|
-
|
-
|
02
|
62
|
-
|
TOTAL
|
10
|
334
|
10
|
325
|
-
|
-
|
-
|
-
|
20
|
624
|
-
|
6.1.1
Matricula Inicial por turma: 2018
Turno Matutino
|
Turno
Vespertino
|
||
ANO/TURMA
|
QUANT.
DE ALUNOS
|
ANO/TURMA
|
QUANT.
DE ALUNOS
|
5º Ano A
|
29
|
-
|
-
|
6º Ano A
|
33
|
-
|
-
|
6º Ano B
|
34
|
-
|
-
|
6º Ano C
|
34
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
6º Ano E
|
35
|
-
|
-
|
6º Ano F
|
33
|
-
|
-
|
6º Ano G
|
33
|
-
|
-
|
6º Ano H
|
29
|
7º Ano A
|
34
|
-
|
-
|
7º Ano B
|
34
|
-
|
-
|
7º Ano C
|
34
|
-
|
-
|
-
|
-
|
7º Ano D
|
33
|
-
|
-
|
7º Ano E
|
31
|
-
|
-
|
7º Ano F
|
30
|
8º Ano A
|
34
|
-
|
-
|
8º Ano B
|
37
|
-
|
-
|
-
|
-
|
8º Ano C
|
35
|
9º Ano A
|
31
|
-
|
-
|
-
|
-
|
9º Ano B
|
31
|
TOTAL
|
334
|
-
|
290
|
TOTAL MATUTINO
E VESPERTINO
|
624
|
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